sexta-feira, 1 de março de 2013

PLANETSOLAR ( o maior barco movido a energia solar )

   Knierim Yacht Club apresentou o primeiro iate catamaran movido  a energia solar:  o PlanetSolar sua velocidade máxima é de 8 nós (13km/h ). A criação é de Raphael Domjan e de Gerard D'Abouville, o navio possui 470 metros quadrados de painéis solares, e realizou sua circunavegação em 2011.


  
  O navio mede 30m de comprimento e 15,2m de largura, tem autonomia de navegação até 3 dias, mesmo sem luz solar, e as baterias ficam totalmente carregadas depois de dois dias de sol com o navio parado. Os painéis solares podem armazenar 100 kilowats de energia.   Sendo que são apenas necessários 20 para navegar, isto dá-lhe uma grande margem para funcionar corretamente durante a noite e quando o céu está nublado.
  Apesar de ser visado para fins comerciais, o PlanetSolar procura a consciencialização para os problemas ambientais.


  O catamarã fará paragens em diversas cidades mundiais - como Nova Iorque, São Francisco e Singapura - promovendo conferências e a discussão da optimização da energia solar pelo mundo fora. Os mentores do projeto criaram também a cidade do Planeta Solar, um museu composto por três esferas que promove o desenvolvimento sustentável.

FONTE: Obvious

               Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário