sexta-feira, 1 de março de 2013

Como Funciona Um veleiro ?

    É uma dúvida muito comum as pessoas se perguntarem como funciona o sistema de velas de um veleiro, então antes de tudo vamos aprender como ocorre a propulsão.


    A vela é a responsável pela captura da energia do vento que após algumas reações aerodinâmicas emulsiona a embarcação. O seu formato e sua curvatura (que forma a diferença de pressão), é chamada de “shape”. 

O "vento" sempre irá passar no mesmo tempo entre as extremidades da vela. Devido  a sua curvatura ( que aumenta a superfície ) em um  só lado, as moléculas desempenham uma maior velocidade no lado curvado, originando uma zona de baixa pressão ( ex : asa de avião )

      Sua regulagem é que determinará o quanto o veleiro usará essa energia do vento a 
seu favor. Veja o que ocorre quando o vento passa pela vela.




  Pela força do vento, a tendência do barco é de girar a favor dele, mas a bolina e o leme compensam essa força de torção, e o resultado é o deslocamento do barco, conforme a imagem a cima.
  Estas embarcações tem total liberdade de velejar para qualquer direção seja contra ou  a favor do vento, por isso é necessário regular as velas de acordo com o vento e a direção desejada, como mostra esta imagem :



Componentes Básicos de um veleiro :



FONTE : HowstuffWorks
                                                                                                       portalsaofrancisco
                                                                                                       Veleiro Dingue

Nenhum comentário:

Postar um comentário