sábado, 16 de fevereiro de 2013

Teriam os Chineses descoberto a América ?

    Em 2002 o historiador britânico Gavin Menzies chocou o mundo com seu livro ( 1421 - The Year that China Discovered America )  nele é afirmado que uma frota de 300 navios liderada pelo Cinês Zheng Heteria supostamente descoberto a América antes de Colombo ( em 1421 ).


   No ano de 1405 na China, período da dinastia Ming, o Imperador Zhu Di acaba de construir uma frota majestosa de 300 navios, capazes de transportar 28 mil homens. Durante 15 anos a frota exploraria novas regiões como Camboja, Java, Sri Lanka e Índia. Mas somente em 8 de março de 1421 os navios partiriam da China para atravessar o Oceano Índico, passar pela África, e se certas estiverem as evidências descobrir a América 70 anos antes de Colombo, posteriormente dar a volta ao mundo antes de Magalhães.
    A comunidade Acadêmica Internacional concorda que em 1421 o que não faltava aos chineses era tecnologia, a qual era mais avançada que a européia no século 15, as embarcações chinesas tinham de 120 a 150 metros em média, contra os máximos 24 metros das tradicionais caravelas.




     
      Os orientais já conheciam a bússola e exploravam o Oceano Índico desde o séc 9, tal façanha é explicada pelas precauções dos chineses, como levar um único navio com um grande estoque de água doce para suprir toda a frota por pelo menos 1 mês, animais vivos e barcos muito mais resistentes do que os europeus.
    A base da teoria de Menzies é um mapa que está em Veneza, na biblioteca Nacional Marciana. O mapa prova que os chineses já conheciam o lado oeste da África, "primeiro passo para atravessar o Atlântico "




      No livro, o historiador cita inúmeros indícios  para a existência do "Colombo chinês", como esqueletos, DNA dos povos pré-colombianos, âncoras gigantes na costa dos EUA, e um observatório erguido por Zheng He ( comandante da frota ) na Flórida.
    O estranho é não existir nenhum registro escrito destas viagens, sendo a China a civilização que inventou o papel. O historiador Inglês explica que com a morte do imperador Zhu Di em 1424, não houve mais interesse em navegações, e os documentos de Zhu Di foram esquecidos, por fim em 1644, quando acabou a dinastia Ming, os imperadores da dinastia Qing, fecharam a China para o Ocidente e destruiram as evidências das viagens de Zheng He. Mas nem tudo foi perdido, Na china, no Vietnã e no Camboja foram encontrados monumentos que fazem referência as façanhas de Zheng He e seus capitães.
   

      Para Gavin se os planos da dinastia ming tivessem sido levados a diante pela dinastia seguinte "Qing" a Cinha poderia ter se tornado a maior potência colonialista. Atualmente não se tem certeza se os chineses realmente efetuaram essas façanhas mas se as pesquisas continuarem, em breve existirá uma conclusão.              


FONTE:  ->guiadoestudante.abril
              -> Howstuffworks?
              -> Discoverybrasil
               ->Discovery Channel   

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário