domingo, 21 de abril de 2013

Inauguração de fábrica de estruturas metálicas no RJ inicia plano bilionário para construção de submarinos


 Após três anos de obras, o governo inaugurou, em março, a unidade de fabricação de estruturas metálicas (Ufem) de Itaguaí (RJ). O empreendimento integrará a infraestrutura industrial da Marinha para construção e manutenção de submarinos convencionais e nucleares.

                             



    O ambicioso projeto tem como objetivo atender ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), iniciado em 2008. A construção da Ufem, do estaleiro e da base naval em Itaguaí receberá investimentos de R$ 7,8 bilhões, com desembolsos até 2017. Juntas, as três instalações ocuparão 750 mil metros quadrados de área construída.

   O comandante da Marinha, almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto, garante que, a partir do momento que o primeiro submarino ficar pronto, novas unidades serão entregues a cada 18 meses. A previsão da Marinha é que o primeiro submarino de propulsão convencional fique pronto em 2015, iniciando operação em meados de 2017, após testes de cais.

   programa nuclear da Marinha foi criado em 1979 com o objetivo de fazer o Brasil dominar o ciclo do combustível nuclear e a desenvolver e construir uma planta nuclear de geração de energia elétrica, incluindo a fabricação do reator nuclear. De acordo com a Marinha, o domínio do ciclo do combustível já foi atingido, restando ainda a segunda parte: a planta nuclear. Essa etapa será concluída em 2016.

                                                                        
                     FONTE: PORTOSENAVIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário