quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Engenheiros criam sistema de propulsão submarino inspirado em polvo

  Pesquisadores do Fraunhofer Institute, na Alemanha, desenvolveram um sistema de propulsão silenciosa para navios e submarinos baseado na movimentação natural dos polvos.
  Animais cefalópodes, como o polvo, podem se mover usando os tentáculos como pernas, mas quando é preciso velocidade, são capazes de expelir um jato de água através de uma espécie de “sifão”. O impulso é suficiente para o animal fugir de qualquer perigo. Foi esse mecanismo natural de adaptação que inspirou o desenvolvimento do sistema de propulsão naval sob encomenda da Manufacturing Engineering and Automation, em Stutgard.
  Dentre as inovações no protótipo, está a possibilidade de impressão 3D dos componentes em uma única etapa. Quatro conchas (bolas flexíveis) imitam o movimento típico dos cefalópodes se enchendo de água através de uma válvula. Em seguida, cabos funcionam como fibras musculares que se contraem quando ativadas pelo pistão, expelindo a água pelo sifão, que pode ser direcionado.
  O projeto está em fase experimental, e atualmente cabe cabe em um aquário médio, mas pode ser reproduzido em escala que pode atingir até 2 metros de diâmetro para as conchas elásticas. Com essas dimensões, o sistema poderia ser empregado em embarcações de porte menor, como barcos de passeio, ou como auxílio para esportes aquáticos, como jet-ski.
  Há também algumas vantagens potenciais em comparação à propulsão atual com hélices: o sistema inspirado no polvo não oferece risco nenhum à vida marinha, pois não tem partes afiadas que possam ferir ou matar animais. Também não requer peças rotativas, tornando-o mais silencioso do que qualquer motor a diesel ou turbina a gás – esse fator pode significar uma revolução em tecnologias stealth. Além disso, a baixa complexidade do mecanismo barateia a manutenção, justamente por não haver peças rotativas.

 

Um comentário:

  1. Tinted Brass Double Edge Safety Razor - Tinted Brass
    A beautiful Brass Double Edge Safety titanium piercing jewelry Razor with a polished chrome finish, it is perfect for men how strong is titanium to get their hands on or add titanium quartz crystal some extra spice titanium pans to their  titanium 6al4v Rating: 5 · ‎1 review · ‎$59.99 · ‎In stock

    ResponderExcluir