sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sistema de navegação a vela volta a tona !


    O homem está constantemente buscando por um  meio de transporte não poluente e eficiente, mas a crise financeira mundial e o combate á poluição agravaram essa busca.
   Uma das soluções encontradas foi substituir os grandes tanques dos navios cargueiros por velas, isso mesmo, velas. Elas vão voltar a fazer parte das paisagens dos mares e oceanos.
    Na Alemanha um navio que leva 30 mil toneladas tem um auxílio de uma vela a quase 300 metros de altura. A estrutura é do tamanho de uma quadra de basquete (15m x 28 m), e é feita de um nylon ultra-resistente.



     Em uma viagem entre Alemanha e o Brasil, por exemplo, um navio cargueiro gasta 300 mil litros de óleo diesel, em média. Com o auxílio do vento, este mesmo navio chega a economizar 60 mil litros de combustível, evitando assim a emissão de 200 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

   O inventor deste mecanismo, o engenheiro alemão Stefan Wrage, contou que teve a ideia aos 15 anos, empinando pipas. Oito embarcações da Alemanha já receberam as velas. A expectativa é equipar 250 
navios anualmente em todo o mundo.


   Também existem outros projetos como o " Projeto holístico" :
                                              
   O B9 está com seu projeto sendo avaliado em tanque de provas e túnel de vento . O objetivo é aprimorar o desenho do casco, para que ele se adapte às exigências do sistema dyna-rig.


FONTE: Inovação tecnológica
               Discovery Channel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário